Este blog foi impulsionado pela SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, e pretende ser um espaço onde se
entornem discussões, novidades, perguntas, respostas, conversas, histórias e viagens – em redor da vida com Esclerose
Múltipla e Outras Coisas Também.









terça-feira, 27 de março de 2012

(Boas notícias, Z.)


Esclerose múltipla: Primeiro medicamento oral aprovado

«O primeiro medicamento oral para a esclerose múltipla, doença para a qual até agora só havia resposta terapêutica injectável, foi aprovado pela autoridade que regula o sector, o que representa “um importante avanço” para os doentes, avança a agência Lusa.
Trata-se de um fármaco cuja substância activa é o Fingolimod e que está indicado para o tratamento em doentes com esclerose múltipla 'surto-remissão' muito activa.
Por se tratar de um medicamento de administração oral, a presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Manuela Neves, sublinha a importância desta aprovação pela autoridade que regula o sector do medicamento (Infarmed).

“Substituir uma injecção por um comprimido é um grande avanço”, disse Manuela Neves.
A presidente da SPEM lembra que só os doentes com indicação médica para a toma deste fármaco o poderão fazer, mas acrescenta que este, e principalmente a sua forma de administração (oral), pode facilitar a dia aos portadores desta patologia, que em Portugal afecta cerca de 5.000 pessoas.
Segundo informação do laboratório que comercializa o Fingolimod, mais de 30 mil doentes em 55 países já foram tratados com esta terapêutica.
Em todo o mundo existem cerca de 2,5 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central.»

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2387495&seccao=Sa%FAde&page=-1

http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/27-03-12/esclerose-multipla-primeiro-medicamento-oral-aprovado-em-portugal

http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2012/03/27/esclerose-multipla-primeiro-medicamento-oral-aprovado-em-portugal

http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Dinheiro/Esclerose-multipla--Primeiro-medicamento-oral-apro.aspx

http://www.ionline.pt/esclerose-multipla-primeiro-medicamento-oral-aprovado-portugal

3 comentários:

Z disse...

Então mas isso não é só para quem tem muitos surtos? Eu felizmente não tenho. Mas a visão de um medicamento oral parece o paraíso!

catarina disse...

Parece que sim - estas "novidades" são sempre mais direccionadas a quem tem a doença mais activa e agressiva, até porque geralmente têm efeitos secundários muitos chatos -os deste são, por exemplo, baixar a frequência cardíaca, não sei se nos primeiros tempos de habituação ou de um modo geral. O meu médico falou-me da eventualidade de passar a este SE (e só nesse caso) o Copaxone não fizer efeito. Também me tinha falado numa injecção com um nome complicadíssimo que se tomava só UMA VEZ POR MÊS (maravilha...), muito mais eficaz, mas - lá está - com alguns riscos sérios.
Mas parece-me que isto é um passo para avançarem para a 'invenção' de uma forma oral mais "banal" e menos agressiva - seria o paraiso, de facto. Esperemos, pois.

Z disse...

Já aí vem o Verão novamente e o meu drama com as manchas na praia! bahh